sábado, 12 de março de 2016

Em Reriutaba, alunos da Escola Profissional treinam Atendimento Pré-Hospitalar (APH) à múltiplas vítimas

Ocorreu no sábado passado (05/03/16), o “I Simulado de Resgate a Múltiplas Vítimas com Trauma” em Reriutaba, na área do estacionamento da praça da Matriz em frente a Prefeitura Municipal. Este simulado marcou o término do Curso de Socorrista promovido pelo Anjos da Vida Treinamentos em parceria com a Escola Estadual Profissional Francisca Castro de Mesquita, Secretarias de Saúde e de Segurança do município de Reriutaba. O simulado contou com cerca de 60 participantes (socorristas, figurantes e organizadores), compostos por alunos e professores do curso Técnico de Enfermagem da referida Escola Profissional, além das equipes de professores do curso Anjos da Vida de Tianguá, agentes do DEMUTRAN e motorista de ambulância do Hospital Municipal, entre outros, reuniu também vários populares.
A simulação do atendimento teve início às 09h30. Ônibus, carro, moto e ambulância foram utilizados na reprodução da cena. Os “acidentados” foram representados por figurantes devidamente caracterizados e treinados para reproduzirem uma situação real de acidente, além de contarem com maquiagem realística ilustrando muito bem os diversos tipos de traumas, como traumatismo craniano, fraturas nos membros e amputações. Foi realizado durante esse simulado o método START, processo utilizado em situações onde a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da Equipe de Socorro, método utilizado para locar recursos e hierarquizar vítimas de acordo com um sistema de prioridades possibilitando atendimento e transporte rápido ao maior número possível de vítimas. Diante desse método, após receberem os primeiros-socorros e o devido atendimento no local, os acidentados foram conduzidos pela ambulância para atendimento hospitalar, reproduzindo dessa forma uma simulação real de atendimento. As variáveis analisadas foram: triagem pelo método Start, avaliação primária pelo método mnemônico (A - vias aéreas e colocação de colar cervical, B - respiração, C - circulação, D - avaliação neurológica, E - exposição e controle da hipotermia) e transporte adequado à gravidade das vítimas.
Em virtude da rica parceria estabelecida pela Escola Profissional com o Anjos da Vida de Tianguá foi possível a realização do Curso de Socorrista e consequentemente do Simulado em Reriutaba, por isso a Escola Profissional reafirma mais uma vez o compromisso de não medir esforços na busca de parcerias que permitam a seus alunos um preparo qualificado técnico e para a vida.
(Informação: Enf. Walfrido Farias Gomes – COREN/CE 312.517 – Orientador de Estágio CENTEC)

Nenhum comentário: